_Que maçada! Lá torci o salto na calçada! Depois admiram-se de as senhoras andarem na estrada, no alcatrão, desprezando os passeios e afrontando perigos!
Seria bom se a Helga estivesse despachada e saíssemos logo para o Centro Comercial. Lá encontraremos mais gente do grupo, com certeza. Se bem que já cansem as montras inacessíveis, aborreçam as partidas sem graça, sejam dispensáveis as conversas inconsequentes, e as maldosas também já enjoem.
Ir ao cinema? Não me parece que haja algum filme de jeito... Bem. Vamos ver o que a Helga pensou para entretermos a tarde...
Helga_ Olá, Cristina! Estás bem? Que vamos fazer de divertido hoje?
Cristina_ Viva, Helga! Esperava que tivesses feito o programa da saída... E de preferência bem fixe...
Helga_ P'ra dizer a verdade não me apetece sair; não vejo interesse nos programazinhos habituais. Não sei. Parece que as férias já pesam, não achas?... E se ficássemos aqui por casa?
Cristina_Para quê? Ver televisão? Ouvir música? Net? Cusquices? Mais do mesmo?!...
Helga_ Olha, e se fôssemos cozinhar?
Cristina_Trabalhar?!... Com este calor?!...
Helga_Não te assustes... É capaz de ser engraçado, pela novidade. Vamos procurar uma receita fácil no livro de cozinha da família.
Cristina_ E se sai tudo mal?
Helga_ Descansa, que eu estou acostumada com as medidas, os ingredientes, o fogão e o tempo. Vai correr tudo bem, verás!
Olha, "ovos estrelados". Este é um belo doce. Fácil de fazer, embora um pouco dispendioso... P'a fazer em situações especiais. E aposto que nunca provaste.
Cristina_ Ovos estrelados?! Isso até eu sei fazer! Olha que ciência!... Uma especialidade!... Helga_ Não são desses. Ora presta atenção e vai fazendo como eu digo. Tu é que vais confecionar a iguaria. Eu só oriento, e os louros vão ficar todos para ti. Vá lá então:
1_ Pesam-se, ou medem-se no copo medidor, 500 gramas de açúcar branco.
2_ Põe-se ao lume, com a água suficiente para dissolver bem o açúcar. Enquanto o preparado aquece vamos tratar dos ovos.
3_ Separam-se 7 claras das gemas com cuidado.
Helga, mais uma vez_ Vá, o açúcar já ferve. Batem-se as claras (sete, lembras-te?) com a batedeira elétrica, o batedor de varetas ou de espiral, ou até mesmo um garfo, levantando-as bem, até ficarem em neve, bem firmes.
4_ Vá, eu vigio o açúcar. Parece estar pronto. Repara como se vê uma pequena porção na colher. deita-se num pires cheio de água bem fria. Com os dedos, junta-se. Vês? Repara bem, faz um rebuçado. Levanto-o nos dedos e deixo-o cair no prato. Faz um som forte, quase metálico, não é? Está mesmo pronto. Em ponto de rebuçado.
Cristina_ Em ponto de rebuçado... Que engraçado!
Helga_ Deixa-te de galhofas que ainda não é hora de descansar.
Continua a bater as claras, sem parar. Quanto mais consistentes melhor.
5_ Agora deita-as todas de repente. Envolve-se tudo muito bem, com uma forte pressão da colher no fundo do tacho, não vá agarrar-se o açúcar e formar cristais que se não derretam.
Muito bem. E agora que não há açúcar agarrado bate-se muito bem, com força, até se transformar numa massa rija e brilhante, espelhada como vidro, ou melhor, porcelana.
Pronto. Com a colher vais deitando em cada pratinho uma porção, não muita, mas que fique bem redonda. OK. Assim está bem. Agora vamos aproveitar as gemas.
6_ Pesa lá 250 gramas de açúcar e com uma pinga de água põe ao lume até tomar ponto bem alto.
7_ Entretanto, junta 3 ovos completos às gemas e bata bem, mas não demasiado, até estar tudo bem envolvido e desfeito. O açúcar está bom assim. Deita-lhe os ovos e mexe até ficarem bem ligados e a mistura tiver engrossado. Cuidado! A chama não pode estar muito forte, não vão eles pegar-se ao tacho, e aparecerem farrapitos escuros de péssimo aspeto. Nós precisamos que fiquem bem sólidos. Estão bem. Agora, deixa arrefecer.
Cristina_ E agora? Não imaginava que fosse tão divertido fazer um doce!
Helga_ Como vês, de tudo se pode tirar proveito. E é bom saber fazer alguns manjares simples e de grande efeito, para alguma ocasião especial! Para além dos comeres habituais. Nunca se sabe!
Como os ovos já estão frios, vamos completar a decoração dos pratinhos.
8_ Com duas colheres pequenas ajeitam-se os ovos, assim numa bola um pouco achatada do tamanho da gema de um ovo, e coloca-se esta no centro do doce de claras.
Cristina_ Ai! Daí vem o nome! Parece mesmo um ovo estrelado!
Helga_ Exatamente. Vamos comer um cada uma, e levas alguns para os teus pais, para lhes mostrares as novas habilidades.
Cristina_ É verdade. A tarde passou num instante. Foi diferente. E útil. E divertida! Vamos repetir a façanha e experimentar outras receitas?
Helga_ Não achas que foi fácil? Se a sobremesa fosse mais trabalhosa também te aborrecias. Aconselho-te é, das próximas vezes que a fizeres, a roubar um pouco na quantidade do açúcar, para ser apenas agradável e não fazer mal à saúde nem engordar.
Cristina_ Está de truz!!!
Helga_ Vamos lá então repetir os ingredientes e não te esqueças de os apontar:
_500 gramas de açúcar para as claras.
_+250 gramas de açúcar para as gemas.
_uma pouca de água, para o açúcar. qb
_7 ovos_separando as gemas das claras
_+3 ovos completos
Cristina_ Quando houver visitas lá em casa já posso fazer um brilharete!...
Helga_ Bom apetite, então!
Sem comentários:
Enviar um comentário