quinta-feira, 3 de junho de 2010

VOLUNTARIADO

Quem estranha e critica o acto de servir os outros, fazer coisas pelo próximo, o que melhor sabemos fazer, o que nos sentimos mais confortáveis a realizar, quando podemos, onde nos querem, para os que apreciam e podem sentir-se mais confortados, ou mais ricos, pelo muito ou pouco que lhes damos, não sabem, nem entenderão nunca, a satisfação íntima que acompanha as acções de voluntariado. O primeiro beneficiado é sempre o próprio. Ocupar-se dos outros benevolamente, sem esperar outra recompensa que não seja a sensação boa de ter algo em si que interessa aos outros, que pode partilhar com os que necessitam, por de algum modo estarem mais fragilizados ou sós.
A nossa solidão é colmatada. O coração recebe boas vibrações. A alma sente alegria, e nesses instantes de felicidade, ainda que possa ser breve, esquecemo-nos de nós, e o fardo fica mais leve.
Além da ASAL, sou voluntária em Pediatria no HDS. À medida das minhas forças, da minha disponibilidade. E que bem me sinto entre as crianças doentes, entretendo-as, alegrando-as, ajudando-as a esquecer, ainda que por alguns momentos, a razão de ali se encontrarem.
Já contei que no Dia de África, dia 25 de Maio, contei histórias africanas no internamento. Foi uma festa. No Dia da Criança, 1 de Maio, tive consulta. Então, antes da minha hora, estive nas consultas externas a fazer pinturas corporais (sim, porque os miúdos estavam enroscadinhos no colo das mães, ou em grande aconchego com os pais, e não quiseram dar-me o prazer de os enfeitar. Só pintei uma carita de "Homem Aranha" e duas mãos: Uma menina e uma médica estagiária, que já conhecia doutros contextos.( E não é que os pequenitos me presentearam com um coelhinho de biscuit, talvez modelado por algum mais velho e habilidoso, ou até pela educadora, e um porta chaves de uma marca de remédios! Que detalhes amorosos! Que amores.). Dia 16 vou a outra consulta de tarde. De manhã irei para o internamento brincar e contar histórias. Calha bem porque a educadora da área irá faltar nesse dia. Está tudo combinado.
Ficou assim acertado: em dias temáticos, quando necessitarem, sempre que tiver disponibilidade lá estarei. Não abdico desse pedacinho de ventura que é meu, e se nutre da simpatia que encontro e do afecto que semeio.

Sem comentários: