quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FUGAS

Porque me entretêm tanto as séries policiais? A acção. O envolvimento humano. O envolvimento científico e rigoroso (?). Os casos românticos entre os agentes da lei. As estórias dos criminosos. A futilidade disto tudo... Necessária e qb. As investigações... As motivações. (Há sempre uma razão a desencadear uma acção, acredito...) A eterna luta entre o Bem e o Mal, sendo que as fronteiras são definidas, e por mais ardiloso e hábil que se esconda o "outro" lado, as situações raro se extremam e o Bem acaba por vencer. Entender o perfil tortuoso dos prevaricadores. Conhecê-los por dentro.
As investigações forenses.
Estendo a minha mágoa na mesa de autópsias e deixo cortar, retalhar, sopesar, analisar... Espectadora externa e de mim mesma... E penso que funciona. No pouco tempo que dedico à TV, é das pouquíssimas coisas que consigo ver. Talvez quando me curar me canse. Também me cansei das novelas, que já não suporto. Na ficção os comportamentos obedecem a alguma lógica. Há motivos e remédios. E tudo, normalmente acaba bem. A realidade é diferente. De certo modo as personagens reais parecem imprevisíveis. A razão a que obedecem é superior e oculta, não se vislumbra o fim dos mistérios, o enredo é mais decepcionante. Por falta de Fé. Eu sei. E de Amor. De Caridade. Parece que estou a ficar novamente moralista. Fico por aqui.

Sem comentários: