sábado, 16 de janeiro de 2010

Saudades de Moçambique, dos meus verdes anos, da Rádio Mocidade de Lourenço Marques

Poderei exprimir em palavras a emoção de reencontrar, outra vez, uma parte tão significativa do meu passado? Há anos que tentava, e só agora achei o dr. Nogueira, o nosso mentor. E é muito bom recordar, embora sinta mágoa por considerar que a minha passagem pela rádio, e que até parecia algo marcante na altura, se desvaneceu, e dela não restam, aparentemente, recordações. Lembro-me do dr., a brincar na emissão de aniversário com a minha "maturidade" de temas e escrita e a colaboração contraditória em "O Teu Programa" do RCM... Lembro-me do anúncio dos meus contos... Lembro-me do Juca Pereira da Silva e do Mendes, se me não engano, que me pediram para gravar os meus desabafos em privado, e que montariam, com o meu aval, um negócio de água mineral... Rindo com as minhas emoções e as lágrimas que suscitavam nos ouvintes... Lembro-me do saudoso Eurico Correia na régie... E o choque que senti quando, anos depois, me referiram que havia partido... Lembro-me da Dília Graça, e das suas entrevistas desinibidas e incisivas... Das canções da Simone de Oliveira que ela interpretava tão bem... Da Libânia Feiteira Ferreira, com quem tanto aprendi, e de quando não tinha tido tempo de preparar a sua rubrica "Página de Poesia" e me pedia à pressa poemas meus para interpretar. Com o meu pseudónimo de Nora Villar que ainda hoje uso... e da graça que acharam quando descobriram que era euzinha! Do "Brado Africano" e de um cronista, cujo nome não recordo, e que escrevia críticas sobre nós... "Milly Barreiros, uma voz diferente"... Do Mestre Baptista, que nos visitou nesse dia e como se riram, achando a diferença em "vozinha de bebé"...
Tantas lembranças boas! Tantas emoções positivas e gratificantes! Tanta saudade!
Do fadista Joel Henriques e como me pediu que escrevesse sonetos, lamuriosos como eu sentia, para cantar...Já nessa altura a minha vida era um faduncho! Por absoluta vocação.
Tantos amigos bons que me vêm à lembrança! Sentir que teria tantas condições para estar contente, nessa altura, e não sabia! Estou feliz! Estou comovida, e já não quero perder estas ligações. Quando queremos algo muito, muito, tudo no universo se congrega para nos agraciar! Estou muuuiiito grata!

1 comentário:

dina maria marques disse...

Olá Maria Luísa, vi o seu blog e o que lá escreveu sobre a sua recente descoberta. Tem sido assim sabe? De vez em quando, aparece alguém que nem sonhávamos que podia estar tão perto e é muito bom ver que todos se sentem unidos pelo mesmo amor à Rádio, aquela Rádio pequenina que foi crescendo connosco e nós crescendo com ela. É uma saudade boa não acha? Agora prepare-se porque o Luís não pára e já anda de "nariz empinado" (palavras dele....) a tentar descobrir onde vai ser o nosso III Almoço. E pelo que vejo, a Maria Luísa não vai faltar!!!
Confesso que não me lembro de si, eu cheguei à RM em finais de 1969, com 15 anos, mas comecei aos 12 a caminhar para a Secção Juvenil do Rádio Clube. Portanto, são muitas recordações. E agora, não nos percamos de vista, está bem?
Um grande beijinho
dina