segunda-feira, 22 de março de 2010

21 de Março---------Dia da Poesia, da Floresta, da Água e... do Sono

Que tarde fantástica! Fui convidada para celebrar a Poesia em Alcanena, junto do grupo de poetas da vila, da Chamusca, Riachos, Rio Maior, Almeirim e Alpiarça, ao qual pertenço também.
Somos sempre tão bem acolhidos, tão bem recebidos! Sentimo-nos estimados verdadeiramente. Partilhámos os nossos poemas, gravámo-los para o programa "Música e Palavras" da Rádio Bonfim. Comemos bolinhos, quem pôde. Bebemos cházinho, água, licores, estes oferecidos por alguns dos membros da tertúlia poética. Apreciaram-nos, deliciámo-nos uns com os outros; respeitamo-nos muito. E fomos convidados a acabar a tarde na Chamusca, em cujo cine-teatro nos esperavam, com sopa de feijão verde, da pedra, franguinho assado, batatas fritas, sandes e bolos vários. Eu comi sopa de feijão que, àquela hora, me soube pela vida.
Continuámos ali o que já fizéramos na biblioteca de Alcanena. Ouvimos um grupo, informal e genuíno, de verdadeiras camponesas antigas da Golegã, que cantaram para nós alegres cantigas de trabalho. Lemos poemas. Ouvimos poesia, e sentimo-nos a gosto, entre pessoas que gostam da mesma arte.
Tenho de referir ainda que, da Chamusca para Alcanena e vice versa, fomos transportados pelos autocarros das respectivas Câmaras Municipais.
Tinha sido também convidada para celebrar o dia da Poesia em Santarém, no Teatro Sá da Bandeira, onde já tenho participado, mas não tenho rodas nem o dom da ubiquidade, por enquanto (eh, eh, eh) e felizmente, e então declinei. Ficará para uma próxima oportunidade. Ainda considerei a hipótese de ir à noite à Biblioteca Municipal de Alpiarça, onde havia também um espectáculo de poesia. Mas não, com muita pena minha, achei melhor descansar, que os "anões" não andam nada bem dispostos, e é melhor evitar o desafio. Fica para uma próxima oportunidade.
Mas porque será que os eventos interessantes calham todos ao mesmo tempo, e me acontece alongar alturas desanimadas em que nada se passa que me encha a alma e alegre o coração?

Sem comentários: