terça-feira, 9 de dezembro de 2008

E A LUZ RASGOU AS TREVAS -1966

Trôpega e tremendo de terror
Por atalhos escondidos
Me arrastei,
Por searas já ceifadas eu andei,
Escondendo o meu rancor
Nas sombras cúmplices da escuridão...

No ermo estéril
Em que me encontrei
Quis com os meus uivos
Acordar os mundos
Que pela calada dormiam...

Com a garganta rouca de gritar,
O coração já cansado
De pulsar,
Ofegante me calei,
Atónita por ninguém ouvir meus ais...

Rilhei os dentes com desespero,
Ergui os punhos numa ameaça vã,
E cedendo à raiva surda
Que me oprimia o peito,
Amaldiçoei a hora aziaga
Em que pela primeira vez a luz vi...

Riscando o espaço com o seu facho
Luminoso, um dedo fatídico de fogo
Apontava-me uma senda e cegava-me
Com o seu esplendor...
Tremendo quis protestar, reagir
Contra aquela servidão à qual inconsciente
Me entregava.

Com os olhos incendiados
Procurando furtar-se à luz divina
Que os fascinava
Submissa trilhei os caminhos
Que Alguém com Amor para mim tinha traçado.

Galgando penhascos, transpondo abismos,
Mergulhando os pés chagados
Em charcos de lama ardente, abeirei-me
Enfim da Vossa morada Senhor
E ante Vossos pés me humilhei...

Ousei penetrar no Vosso Templo sagrado
Arrastando comigo a lama
Do pecado
E a cegueira do orgulho
A vendar-me os olhos...

Acudindo ao som calado
Que se demorava seco na garganta
O Vosso olhar de Pai pousou em mim
O Vosso infinito Amor
Aos entes sofredores quebrou o gelo
Feroz da minha angústia...

E o estigma indelével
Que há muito me assinalava
Diluíu-se lentamente no fluxo de Amor
E Promessa
Que a Vossa Presença Divina
Difundia...

A prece sem palavras
Que não brotou dos meus lábios
Mas se evolava
Sincera do meu coração
Chegou até Vós, Senhor,
E encontrou eco na Vossa infinita bondade...

A luz radiosa
Que Vos envolvia e me deslumbrava
Penetrou nas trevas em que o meu ser
Se debatia e ficou a luzir
No meu ego marcando uma senda
Na minha escuridão...

Essa luz
A maior e mais preciosa dádiva
Testemunho inegável da Vossa Divindade
Era a Esperança vivificadora
Que abriu novos horizontes
A um pobre coração cansado de negar...

Por esse imenso Amor
Puro e Sublime
Obrigada Senhor!

Sem comentários: