terça-feira, 13 de abril de 2010

LIBERDADE E SOCIEDADE

Confesso que me tenho sentido confusa, angustiada e até às vezes irritada com as notícias de que não posso escapar e me deixam de rastos.
Bullying...! Desrespeito. Violência. Consequências da liberdade excessiva? Pode a liberdade ser excessiva? Ou, em algum momento do processo, algo importante se perdeu na escala de valores e foi confundida com libertinagem?
Libertinagem, sim. Pois liberdade será outra coisa: a percepção do outro, do "EU" de cada um, que não pode sobrepor-se à pessoa do outro. O respeito pelos direitos de todos, e também dos nossos, claro. Todos temos fragilidades de carácter, entre elas uma personalidade narcísica. Patente ou camuflada. Escondida, às vezes, de nós mesmos. Mas convém, para a própria sobrevivência, que aprendamos a abdicar desse egoísmo em prol do bem colectivo. O "nós" terá sempre mais força que o "eu", mais direitos, e consequentemente mais eficácia, e mais ética.
Reparo que estou a perder-me em filosofices estéreis e a desviar-me do tema. Voltando ao assunto:Que profunda crise envenena todos os nossos actos e transforma o famoso país de " brandos costumes" num pasto de intrigas, questíunculas, guerras intestinas, onde parece perigoso e pouco apetecível viver?
Na minha fraca opinião a crise é, sem dúvida, de valores. As noções de Bem e de Mal misturaram-se, diluíram-se, numa vaga promiscuidade permissiva.

Sem comentários: