quinta-feira, 8 de abril de 2010

O HINO QUOTIDIANO----------Gabriela Mistral

Neste novo dia
que me concedes, ó Senhor!
dá-me uma parte de alegria
e faz que possa ser melhor.

Dá-me esse dom que é a saúde,
a fé, o ardor, a intrepidez,
trazidos pela juventude;
e a colheita da verdade,
a reflexão, a sensatez,
consequências da idade.

Feliz serei se ao fim do dia
um ódio a menos conseguir;
se alguma luz meus passos guia
e se algum erro eu extinguir.

E se por aspereza minha
ninguém as lágrimas verteu,
ou se alguém teve uma alegria
que o meu carinho lhe ofereceu.

Que cada tombo na ladeira
me vá fazendo conhecer
cada armadilha traiçoeira
que o meu olhar não soube ver.

E que eu avance mais segura
sem protestar, sem blasfemar.
Que a ilusão doure a aventura
e essa ilusão ma faça amar.

Que eu dê a soma de bondade,
todos os actos e o amor
que a cada ser se manda dar:
soma de essências para a flor
e brancas nuvens para o mar.

E que o meu século enfatuado
numa grandeza material
não me deslumbre nem me faça
esquecer que sou barro mortal.

Que eu ame os seres deste dia;
que a todo o transe encontre a luz.
Que ame o prazer e a agonia:
que ame o sinal da minha cruz!

Sem comentários: