quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma Manhã bem disposta

Ontem fui orientar um pequeno atelier de mancha colorida em Santarém. Na livraria "Aqui há Gato" da Sofia Vieira. (Esta loja não existe. É um pedaço de sonho para as crianças. Um lugar encantado onde o faz de conta tem sentido . É um recanto de felicidade!) Terminado o à parte: Preparei as mesas e materiais que tinha levado de véspera, chamámos as criancinhas que esperavam no pátio interior. Sentaram-se, e iniciámos a actividade. Confesso que me sentia fervilhante de expectativa pelos resultados... Há muito que não praticava estas técnicas.
Os meninos divertiram-se, e eu comecei a esmorecer... Não é que demorei tanto tempo a reencontrar a técnica que o "papel cavalinho" acabou... e eu não tinha dado por isso? Tenho feito desenhos, outras criações, e não notei grande diferença, mas para as manchas resultarem é necessário mergulhar a folha A4 completamente na água, e depois pingar-lhe generosamente tinta de cores variadas em cima, movimentando o papel para orientar as gotas coloridas... Ora este, que vem em blocos de folhas, encharca, ensopa, rasga, e os trabalhos não têm o mesmo encanto e resultado! Ainda experimentámos outra forma de fazer com estampagem com vidro, tentando "esborrachar", espalhar a tinta no papel molhado... O aspecto final foi idêntico. Saíram obras engraçadas... Um pouco surpreendentes para quem não conhece, mas tão aquém do por mim esperado! Será que poderei encontrar e adquirir folhas do velho papel cavalinho algures, nalguma papelaria antiga e esquecida? Tenho de tentar. Já está agendado outro workshop para o Natal!
Outro apelo que tomo a liberdade de fazer: Conhecem o romance juvenil: "Rebeca do Ribeirão Dourado"? Precisava muito de o reler, adquirir, fruir... Não o achei nas livrarias. Dizem-me que já não existe, mas precisava dele para um apontamento de trabalho. Pesquisei na net, e constatei que existe um exemplar na Biblioteca Gulbenkian. Ora, é-me impossível pedi-lo emprestado aí, pela residência e falta de mobilidade... Alguém sabe onde comprá-lo? Alguém o tem e quer vender-mo? E "A Casa de Nossa Mãe", que me roubaram da velha casa do Oledo? Penso que ambos são da EUROPA-AMÉRICA... Alguém me ajuda?
Ficarei muito grata.

Sem comentários: