sábado, 9 de maio de 2009

Grata compreensão-----------------1973

Com a sabedoria
Que dá a amizade
E a maturidade da experiência
Quisestes defender-me
De mim mesma.
Com o direito da afeição
Evitastes o caminho agreste
Que o orgulho me ditava,
A dignidade indicava
Mas o coração não pedia.
Agora, serena e lúcida
Olho dentro de mim
E oiço ecoar no meu peito
Esta certeza:
Não renunciarei à luta mal começada
Por julgá-la de antemão perdida.
Se me sentir fraca
pedirei à Fé energias e coragem
E prosseguirei.
Não temais.
Saberei erguer-me
Até à vossa amizade:
Sem cobardia, sem desfalecimento,
Sem lágrimas, sequer rancor,
Cônscia da vitória,Não escolherei a amargura
De um destino vazio
Porém mais fácil.
Não! Não vou desistir!
Não posso gelar-me
Numa resignação que não desejo.
Os adversários que desprezo
Não merecerão sequer um sobressalto,
Um pensamento de íntimo desassossego,
Ou um movimento de magoada revolta.
Certa do que valho,
Consciente do que posso,
Íntegra e coerente
Daquilo que sou, sei e quero,
Tendo por armas o amor e o dever,
E por escudo o direito de ser Mulher
E viver,
Arvorando a Juventude em estandarte,
Cerrarei os dentes com força,
E de olhos fitos num longe que me acena
Continuarei
Em direcção a um amanhã
Que será tal como eu o merecer,
E terei límpido, firme e venturoso
Se o souber construir,
E belo se o defender.

2 comentários:

ireneconde disse...

Adorei "Grata Compreensão"
Quanto saber, da vida!
Quanta solidão implicita!
Quanta mágoa engolida!
Quanta coragem para ir em frente!!!
Gostei muito...
Força amiga!
Irene Conde

ireneconde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.